Salmo 133: O Salmo da Comunhão


TEXTO BASE

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. 
Salmos 133:1-3

I - CONTEXTO

1. Autor

A autoria do Salmo 133 é atribuído ao Rei Davi.

2. Significado de Cântico dos Degraus

O termo "Cântico dos Degraus" aparece nos títulos de 15 salmos, especificamente do Salmo 120 ao Salmo 134. Essa expressão é traduzida de diferentes maneiras em diferentes versões da Bíblia, como "Cântico das Subidas", "Cântico de Romagem", entre outras.

A palavra "degraus" pode se referir a "degraus" literais, como de uma escada, mas muitos estudiosos acreditam que se refira a degraus ascendentes que levavam ao Templo de Jerusalém. Portanto, os "Cânticos dos Degraus" seriam cânticos que eram cantados ou recitados pelos peregrinos enquanto seguiam em direção ao templo para adoração ou durante as festas como Páscoa, Festa dos Pães Ázimos ou Asmos, Festa dos Tabernáculos etc.

II - ASSUNTO

Esse salmo do gênero poético enfatiza a importância da unidade entre o povo de Deus. É uma exaltação à comunhão e à paz entre os irmãos.

III - O QUE É A COMUNHÃO

1 - A COMUNHÃO É BOA E SUAVE v.1

 A. Oh! Quão bom: O verso começa com uma exclamação que reflete admiração e reverência pela ideia apresentada. É uma expressão de maravilha diante da bondade da união entre irmãos.

B. E quão suave: A palavra "suave" aqui não se refere apenas a uma sensação física, mas também sugere algo agradável, aconchegante e pacífico. Ela enfatiza a sensação de conforto e contentamento que resulta da harmonia entre os irmãos.

C. É que os irmãos vivam em união: Este é o cerne da mensagem. A união entre os irmãos é vista como algo extremamente desejável e positivo. Não apenas coexistir, mas viver verdadeiramente em unidade, compartilhando experiências, apoio mútuo e respeito. Essa união entre irmãos não se limita apenas ao grau de parentesco, mas também inclui o próximo.

2 - A COMUNHÃO GERA CONSAGRAÇÃO v.2

A. É como o óleo precioso sobre a cabeça: Nesta primeira parte, o salmista compara a união entre os irmãos ao óleo precioso derramado sobre a cabeça de alguém. O óleo era uma substância valiosa e significativa na cultura do Antigo Oriente Médio, usada para várias finalidades, incluindo a consagração de sacerdotes e reis. Aqui, simboliza a bênção divina e a consagração.

 B. Que desce sobre a barba, a barba de Arão: O óleo, ao ser derramado sobre a cabeça, escorre sobre a barba de Arão, o primeiro sumo sacerdote dos hebreus. A barba de Arão é mencionada especificamente porque os sacerdotes eram ungidos com óleo como parte de sua consagração ao serviço sagrado. Essa imagem evoca a ideia que seu papel era unir o povo à Deus. O óleo também é símbolo da presença do Espírito Santo de Deus.

C. E que desce à orla das suas vestes: O óleo continua a fluir, alcançando as extremidades das vestes sacerdotais de Arão. Isso simboliza a plenitude e a abrangência da bênção divina, que se estende por todo o seu ser e ministério. As vestes sacerdotais eram usadas em contextos sagrados e representavam a separação para o serviço de Deus.

3 - A COMUNHÃO GERA BÊNÇÃO E VIDA v.3

A. Como o orvalho do Hermom: O Monte Hermom era uma montanha imponente na região norte de Israel. O orvalho do Hermom (gotículas de água sobre a terra e vegetação) era conhecido por ser abundante e refrescante, contribuindo para a fertilidade e o crescimento das plantas na região. Esta imagem sugere uma bênção abundante e refrescante que vem de cima, simbolizando as bênçãos que Deus derrama sobre Seu povo.

B. Que desce sobre os montes de Sião: Sião era uma colina em Jerusalém, frequentemente usada como sinônimo de toda a cidade de Jerusalém e, por extensão, de todo o povo de Deus. Aqui, a imagem é de bênçãos que descem sobre o povo de Deus, representado pelos montes de Sião.

C. Porque ali o Senhor ordena a bênção: Esta frase enfatiza que é o próprio Senhor que ordena e concede as bênçãos sobre o Seu povo. Indica que a fonte última de todas as bênçãos é Deus, e elas são dadas em resposta à unidade e comunhão entre os irmãos.

D. E a vida para sempre: Aqui, "vida para sempre" refere-se à vida eterna, à comunhão contínua com Deus e à plenitude da existência espiritual. Esta vida é prometida e garantida pelo Senhor àqueles que O buscam e vivem em unidade uns com os outros.


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