A formação de Judá e Israel é um relato complexo que se baseia em uma série de eventos históricos fundamentais, enraizados na narrativa das doze tribos descendentes de Jacó, que foi renomeado Israel por Deus (Gn 32:28). Após a libertação da escravidão no Egito sob a liderança de Moisés, os israelitas foram guiados à Terra Prometida por Josué, onde estabeleceram uma confederação tribal. Nessa fase inicial, a coesão política e religiosa era fragmentada, com cada tribo operando relativamente de forma independente sob a liderança de juízes (Jz 2:16-19).
UNIFICAÇÃO
A unificação das tribos em um reino mais coeso foi realizada sob a liderança de Saul, o primeiro rei de Israel, que reinou por volta de 1020-1000 a.C. (1 Sm 10:1). No entanto, foi com o reinado de Davi que Israel alcançou seu apogeu político e militar. Davi conseguiu unificar as tribos e estabelecer Jerusalém como a capital do reino (2 Sm 5:4-5). Seu filho, Salomão, herdou um reino próspero e pacífico, reconhecido por sua riqueza e sabedoria (1 Rs 4:29-34).
DIVISÃO
No entanto, após a morte de Salomão, o reino foi dividido em dois. O Reino do Norte, composto por dez tribos (Rúben, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Efraim e Manassés), manteve o nome de Israel e teve sua capital em Samaria. O Reino do Sul, composto pelas tribos de Judá e Benjamim, foi conhecido como Judá e teve Jerusalém como sua capital (1 Reis 11:30-31). Essa divisão surgiu devido a desavenças políticas e questões tribais, resultando em uma separação que perdurou por séculos. A história de Judá e Israel é marcada por períodos de prosperidade e decadência espiritual, incluindo a deportação das tribos do Norte pelos assírios e a subsequente queda do Reino do Sul para os babilônios (2 Reis 17:18; 2 Reis 25:1-21).
EXÍLIO
A primeira deportação significativa de Judá ocorreu em 597 a.C., quando Nabucodonosor II conquistou Jerusalém e levou parte da população, incluindo a elite e membros da família real, para o exílio na Babilônia (2 Rs 24:10-17). A segunda e mais devastadora deportação ocorreu em 586 a.C., após a revolta de Judá contra o domínio babilônico. Neste evento, os babilônios sitiaram Jerusalém, destruíram o Templo de Salomão e deportaram grande parte da população restante para a Babilônia (2 Rs 25:1-21).
No caso de Israel, as tribos do Reino do Norte foram deportadas para várias regiões do império assírio, e muitos desses israelitas nunca mais retornaram à sua terra natal. Esse evento é frequentemente referido como a "diáspora" ou dispersão das dez tribos perdidas de Israel.
Após o retorno do exílio babilônico, as tribos remanescentes de Judá começaram a reconstruir sua nação. Com o tempo, eles se tornaram conhecidos como judeus, derivado do nome de sua principal tribo, Judá. A reconstrução do templo em Jerusalém e a restauração das práticas religiosas foram marcos importantes nesse processo de renovação espiritual (Ed 6:14). Embora Judá tenha enfrentado períodos de domínio babilônico e conflitos internos, sua identidade como povo escolhido de Deus permaneceu fundamental para sua história (Ne 9:7-8).