1. Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e a conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
Paulo se identifica como servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, ressaltando sua autoridade apostólica.
Ele destaca a importância da fé dos eleitos de Deus e do conhecimento da verdade em relação à piedade.
2. Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,
Ele enfatiza a esperança da vida eterna, que é prometida por Deus, que é confiável e não pode mentir.
Esta promessa foi feita antes mesmo dos tempos dos séculos, demonstrando a eternidade e a confiabilidade das promessas divinas.
3. E a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;
Afirma que Deus manifestou Sua palavra no tempo apropriado através da pregação que lhe foi confiada.
Esta pregação é de acordo com o mandamento de Deus, que é nosso Salvador, enfatizando a importância da missão apostólica de Paulo.
4. A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
Ele dirige sua carta a Tito, a quem ele considera seu verdadeiro filho na fé, compartilhando a mesma fé comum.
E invoca graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo sobre Tito, expressando sua preocupação e bênção para com ele.
5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses anciãos, como já te mandei:
Paulo explica o propósito de ter deixado Tito em Creta, que é para estabelecer uma liderança adequada na igreja e corrigir o que ainda está em desordem.
Ele instrui Tito a nomear anciãos em cada cidade, conforme já havia ordenado anteriormente.
6. Se alguém é irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
Descreve as qualificações dos anciãos, começando com a necessidade de serem irrepreensíveis, tendo uma família bem-ordenada e filhos fiéis, sem acusações de má conduta.
7. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Paulo continua descrevendo as qualificações do bispo (ou ancião), destacando a importância da irrepreensibilidade, humildade, controle do temperamento, sobriedade, gentileza e ausência de ganância.
8. Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
O apóstolo dos gentios lista características adicionais do bispo, incluindo ser hospitaleiro, amante do bem, moderado, justo, santo e temperante, demonstrando a integridade moral necessária para o cargo.
9. Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Paulo destaca a importância do bispo manter firme a palavra fiel, consistente com a doutrina, para que possa ensinar, admoestar e convencer aqueles que se opõem à verdade do evangelho.
10. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Também dverte sobre a presença de pessoas desordenadas, fúteis e enganosas na comunidade, especialmente aqueles que seguem as práticas judaicas.
11. Os quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
Instrui Tito a silenciar esses indivíduos, que estão ensinando coisas impróprias por ganância e causando divisão e confusão dentro da comunidade.
12. Um deles, o seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
Cita um poeta cretense para enfatizar a natureza moralmente depravada da cultura cretense, destacando a necessidade de repreender e corrigir esses padrões comportamentais.
13. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
Confirma a precisão do testemunho sobre os cretenses e instrui Tito a repreender severamente aqueles que vivem em desobediência, a fim de que sejam restaurados à fé e à vida correta.
14. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
Adverte contra a atenção às fábulas e tradições judaicas, e aos mandamentos de homens que se afastam da verdade do evangelho, destacando a importância de se manter fiel à verdadeira doutrina.
15. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
Explica como a pureza ou impureza não está nas coisas em si, mas naqueles que as recebem. Para os puros, todas as coisas são puras, mas para os contaminados e descrentes, nada é puro, pois sua mente e consciência estão corrompidas.
16. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
Paulo conclui o capítulo destacando a hipocrisia daqueles que professam conhecer a Deus, mas negam-no com suas ações. Ele os descreve como abomináveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra, enfatizando a necessidade de uma fé genuína e uma vida de santidade.