Império Egípcio
O Egito desempenha um papel crucial na narrativa bíblica, principalmente no Antigo Testamento. O livro do Gênesis apresenta José, filho de Jacó, sendo vendido como escravo no Egito, onde ele eventualmente se torna um importante conselheiro do faraó (Gn 37-50). Além disso, o livro do Êxodo narra a libertação dos israelitas da escravidão egípcia, liderada por Moisés, após uma série de pragas enviadas por Deus sobre o Egito (Ex 1-15).
Império Assírio
A Assíria é mencionada em vários livros proféticos, como Isaías, Jeremias e Naum. A nação assíria é frequentemente retratada como um instrumento da ira divina para punir as nações rebeldes, incluindo Israel e Judá. O rei assírio Senaqueribe é mencionado nos relatos de suas invasões na região de Judá e no cerco de Jerusalém (2 Rs 18-19; Is 36-37).
Império Babilônico
A Babilônia alcançou seu apogeu sob o reinado de Nabucodonosor II, que conquistou Jerusalém e destruiu o Templo de Salomão em 586 a.C. O livro de Daniel oferece uma visão detalhada do cativeiro babilônico, incluindo as histórias de Daniel e seus amigos na corte do rei Nabucodonosor (Dn 1-6). O profeta Jeremias também profetizou sobre a queda de Babilônia e a restauração de Israel após o exílio (Jr 50-51).
Império Persa (Aquemênida)
Ciro, o Grande, fundou o Império Persa após a queda de Babilônia em 539 a.C. Ele é mencionado na Bíblia como um instrumento de Deus para permitir o retorno dos judeus do exílio babilônico e reconstruir o Templo em Jerusalém. O decreto de Ciro é registrado nos livros de Esdras e Crônicas (Ed 1; 2 Cr 36:22-23).
Império Grego (Helenístico)
Embora o Império Grego não seja diretamente mencionado na Bíblia, seu legado cultural e político moldou o contexto em que o Novo Testamento foi escrito. O período helenístico testemunhou a disseminação da cultura grega e a ascensão do Império Romano.
Império Romano
O Império Romano governava grande parte do mundo conhecido durante o período do Novo Testamento. O nascimento de Jesus ocorreu durante o governo de Augusto, o primeiro imperador romano (Lucas 2:1-20). O julgamento e a crucificação de Jesus sob o governador romano Pôncio Pilatos são eventos cruciais na narrativa dos Evangelhos (Mt 27; Mc 15; Lc 23; Jo 18-19).