Texto Áureo: 2 Samuel 9:1-4
Para entender a passagem, é necessário fazermos menção a cinco personagens que compõem essa história.
1. Saul: O rei Saul foi o primeiro rei de Israel. Homem de grande estatura, ele proporcionou inúmeras vitórias contra os inimigos de Israel. Sua vida foi marcada por grandes conquistas, porém, sua desobediência a Deus resultou em sua iminente queda. Saul também perseguiu o sucessor do trono, fora de sua linhagem, Davi.
2. Jônatas: Filho de Saul e amigo próximo de Davi, conhecido por sua lealdade e coragem. Ele foi um líder militar habilidoso e um exemplo de amor e amizade (1 Sm 18:1).
3. Mefibosete: Ele foi o filho de Jônatas e neto do rei Saul, herdeiro da linhagem real de Israel. Sua história é marcada por tragédia. Quando ainda criança, no momento de desespero em que sua cuidadora recebeu a notícia da morte do rei, sofreu uma queda que o deixou aleijado dos pés (2 Sm 4:4). Após a morte de seu pai e avô na batalha contra os filisteus, ele foi levado às pressas para longe da corte real para que sua vida fosse poupada.
4. Davi: Inicialmente um simples pastor de ovelhas, Davi foi ungido pelo profeta Samuel como o futuro rei de Israel, enquanto o reinado de Saul estava em declínio. Davi tornou-se um grande líder militar e um músico talentoso, servindo a Saul, mas também enfrentando sua inveja e perseguição. Após a morte de Saul e Jônatas, Davi foi ungido como rei de Judá e, posteriormente, de todo Israel, unificando as tribos e estabelecendo Jerusalém como sua capital.
5. Ziba: Foi um servo do rei Saul e depois de Davi.
1. O REI NÃO SE ESQUECE DA SUA PROMESSA (v.1)
Davi tinha uma aliança de amizade muito forte com Jônatas, filho do sucessor de Saul, que desejava destruí-lo.
Considerações
- A fidelidade é uma virtude que ultrapassa todas as barreiras.
- Devemos sempre lembrar daqueles que nos ajudaram a alcançar o lugar onde estamos hoje.
2. O REI PROCURA POR VOCÊ (v.2-3)
Davi pergunta se há alguém vivo da casa de Saul a quem ele possa mostrar bondade por causa de seu amigo Jônatas. O servo Ziba informa sobre Mefibosete, filho de Jônatas, que está vivo, mas aleijado.
Considerações
- Mesmo que você se sinta esquecido, seu nome é lembrado diante do rei.
- Deus utiliza pessoas como instrumentos para abençoar umas às outras.
3. O REI MANDA TE BUSCAR (v.4-5)
Ele descobre Mefibosete, filho de Jônatas, que estava aleijado, e o traz à sua presença para usar-lhe de bondade e honrar a memória de Jônatas. Ele descobre também, que Mefibosete estava na casa de Maquir, em Lo-debar, longe da corte real e do favor do rei.
3.1 O que significa Lo-debar?
O nome "Lo-debar" significa "sem pasto" ou "sem fertilidade" em hebraico. Lo-Debar era uma cidade localizada na região leste de Israel, além do Jordão. Na Bíblia, representa um lugar de esquecimento, obscuridade ou falta de reconhecimento.
3.2 Quem eram os habitantes de Lo-debar?
Pessoas marginalizadas, excluídas ou em situação de vulnerabilidade. Isso pode incluir indivíduos pobres, desabrigados, doentes, deficientes ou socialmente excluídos.
Considerações
- O Senhor te chama para sair de Lo-debar (lugar triste, sem vida).
- Teu lugar não é na terra sem pasto, mas nos campos verdejantes.
4. O REI TE CONVIDA A SENTAR-SE À MESA COM ELE (v.6-7)
Davi mostra bondade a Mefibosete, filho de Jônatas, trazendo-o para sua mesa e restaurando sua herança, apesar de sua deficiência física.
Considerações
- O "Não temas" do rei traz conforto e segurança à alma.
- O rei te restitui a alegria, a paz e a provisão.
- O rei assegura que está conosco a cada dia.
5. O REI RESTAURA TODAS AS COISAS (v.8-9)
Para um Israelita, chamar alguém de cão (cachorro) consistia em uma grande ofensa, aqui, vemos o próprio Mefibosete considerando-se um cão, e pior, morto.
Davi restaura-lhe todas as terras de Saul e convida-o para comer à mesa do rei.
Considerações
- Ele restaura tua vida
- Ele restaura seu casamento.
- Ele restaura a sua família.
- Ele restaura os teus sonhos.
Considerações finais
- Imagine Deus, nosso eterno Rei, por amor ao seu Filho Unigênito, Jesus, nos chamando para si e nos concedendo novamente todas as bênçãos celestiais.
- Mesmo que estejas aleijado espiritualmente, Deus nunca te esqueceu.
- Ele quer te restaurar tudo que o que é teu, segundo a boa vontade Dele.